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23/05/2019
como aumentar as vendas pela internet; imagem de capa

As oportunidades do marketing digital para aumentar as vendas na internet de produtos ou serviços que sua empresa oferece são muitas. A internet veio para ficar e não há volta.

Mesmo que você venda produtos físicos, e não digitais, é comum os clientes começarem a busca pela internet e pouco tempo depois estão na sua loja com todas as informações que ele precisa sobre aquele produto ou serviço.

Na internet você encontra uma infinidade de ferramentas que podem te auxiliar, ou não, a ter presença digital. Vale a pena estudar cada uma delas e ver se devem ser usadas, de acordo com as necessidades de sua empresa. Ter presença digital trará muitas vantagens como por exemplo, aumento de faturamento, construção de marca, segmentação de clientes entre várias outras. Mas sobre isso eu falarei em outra postagem.

Neste artigo quero deixar com você 6 oportunidades do marketing digital para aumentar suas vendas pela internet. Vamos lá?!

Como Aumentar as Vendas na Internet?

1) Ter um site

Já escrevi aqui neste blog um artigo falando sobre empresas que não tem site, lá eu falo da importância de ter um e que seja otimizado.

A internet é vitrine ou a porta de entrada do seu negócio. Como já disse acima, geralmente, o primeiro contato do cliente com sua empresa é virtual. A internet tem um papel fundamental para e também, resolver as dúvidas que possam surgir transmitindo confiança e credibilidade. Por este motivo, é importante esclarecer como funciona sua empresa, os serviços e/ou produtos que a empresa oferece, mostrando informações básicas como o telefone, o e-mail, o endereço e o horário de funcionamento bem visível dentro do site.

Hoje em dia os smartphones e tablets são muito usados. De acordo com o Google, 59% das pessoas dizem que acham os anúncios para dispositivos móveis úteis, e 56% dos usuários de smartphone já fizeram uma pesquisa no dispositivo móvel depois de verem um anúncio. 73% das pesquisas em dispositivos móveis desencadeiam ações e conversões adicionais, por isso é importante ter um site responsivo, ou seja, adaptado para estes aparelhos.

2) Estar presente nas redes sociais

As pessoas gostam das redes sociais. Você tem dúvida disso? Então veja estas informações:

45% da população brasileira acessa o Facebook mensalmente (fonte)

O Youtube tem mais de um bilhão de usuários, quase um terço dos usuários da Internet e, a cada dia, as pessoas assistem a milhões de horas de vídeos no YouTube e geram bilhões de visualizações. (fonte)

O Brasil é um dos países que mais usam WhatsApp (fonte)

Bom, só te mostrei 3 estatísticas de redes sociais, mas se você pesquisar verá que existem muitas outras. As pessoas querem uma experiência com a sua marca e as redes sociais é um canal ideal para que isso aconteça.

Se me permite uma dica, não vale a pena estar presente em todas as redes sociais porque demandará muito esforço de sua parte. Descubra duas ou três redes sociais onde seu público costuma visitar e invista nelas. Na minha opinião, é melhor fazer um trabalho bem feito em poucas redes sociais do que mal feito em muitas redes sociais.

3) E-mail Marketing

O E-mail Marketing é mais uma das oportunidades do Marketing Digital. Ter o contato do seu cliente, como o e-mail, por exemplo, é um dos maiores bens que sua empresa pode ter. O e-mail é ainda uma das principais formas de contato, tanto de negócios quanto pessoais, e quando combinadas com boas práticas de envio produz grandes resultados.

Mas não se deve confundir e-mail marketing que é quando o cliente te dá permissão para enviar conteúdo relevante para ele com SPAM que é quando você envia conteúdo sem autorização do cliente. Enviar SPAM, com certeza, vai denegrir a imagem de sua empresa.

4) Links patrocinados (Google Ads)

Otimizar o site para aparecer nas primeiras posições dos buscadores, como Google, Bing ou Yahoo, deve ser o objetivo, mas esse resultado não se alcança da noite para o dia, é um trabalho que deve ser feito constantemente. Então, sendo assim, vamos utilizar os links patrocinados para se destacar nas buscas.

Quando você faz uma busca no Google, na página do resultado da busca aparecem no topo e na barra lateral os anúncios dos links patrocinados, ou seja, para que eles apareçam ali é preciso pagar. Para muitas empresas essa é a melhor opção.

Minha dica é: Invista em links patrocinados para ter um resultado rápido.

5) Otimizar o site

Não basta apenas ter um site, como expliquei no item 1, ele precisa ser otimizado.

Para ser bem ranqueado no Google é necessário que sua empresa invista em SEO. A prática é grátis, implica o uso de palavras-chave relevantes divididas no conteúdo do seu site. As palavras-chave devem ser semelhantes às que os seus clientes buscam na internet.

Há outros fatores que também influenciam em posicionamento, por exemplo, a estabilidade e a navegabilidade do site, os dados incluídos no código HTML de seu site, entre outros. Este é um trabalho que tem que ser realizado em longo prazo.

6) Crie vídeos

O vídeo é uma ótima ferramenta para treinar sua equipe, impactar seus clientes ou até mesmo compartilhar conhecimento e lucrar com ele. Se você não está convencido, veja estas estatísticas encontradas no site Eventials:

→ Em uma empresa, 75% dos funcionários estão muito mais propensos a assistir a um vídeo do que ler um artigo, e-mail ou documentos disponíveis na web. | Forrester Research

→ Ao realizar uma pesquisa, a Cisco identificou que 80% da internet será voltada para vídeos em 5 anos. Só no Brasil, 40% dos usuários assistem a vídeos e, 25% dos que acessam a internet, já assistem a mais vídeos online do que a programação da TV tradicional. | Cisco

→ O conteúdo em vídeo engaja o público 65% a mais do que as demais estratégias, 76% dos profissionais de marketing planejam usar vídeos em campanhas internas e, 50% dos usuários de internet consomem esse formato de conteúdo em suas empresas. | FastCompany

→ De acordo com a Gartner, em 2018, 75% dos funcionários de grandes corporações irão interagir com vários formatos de vídeo, cerca de 3 vezes ao dia. | Gartner

→ 79% dos profissionais que atuam na área de marketing utilizam vídeos em suas estratégias de conteúdo, sendo que, 66% fazem o uso de webinars. | Content Marketing Institute

→ Segundo o Hubspot, 75% dos executivos assistem a vídeos relacionados ao trabalho pelo menos uma vez por semana e 59% deles preferem consumir informações nesse formato de conteúdo do que ler um artigo, por exemplo. | Hubspot

→ Uma pesquisa realizada pelo MIT, em 2014, apontou que as aulas online têm a mesma efetividade que as presenciais. | Massachusetts Institute of Technology (MIT)

→ Instituições de Wall Street estão apostando em cursos intensivos especializados para treinar novos recrutas – e as empresas que oferecem esses cursos, como Wall Street Prep e Training the Street também apostaram em versões online desses treinamentos. | Revista Exame

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