funil de vendas para afiliados
Como Criar um Funil de Vendas para Afiliado
06/05/2019
como vender na internet

Como vender na Internet? O que precisa ser feito? Quanto eu tenho que gastar? Preciso ter um site ou blog? Preciso criar um canal no Youtube? E as redes sociais, em quais delas tenho que atuar? Tenho que enviar e-mails todos os dias ou só uma ou duas vezes por semana?

Essas perguntas podem ser as que você está se fazendo agora, mas é muito normal ter essas dúvidas principalmente se você é iniciante.  

Mas calma… Muita calma nessa hora… Neste artigo vou te responder as perguntas acima sobre como vender na internet.

Você já ouviu falar em Funil de Vendas? Sabe para que ele serve?

De acordo com o site Wikipedia, o funil de vendas “é um modelo estratégico de consumo que ilustra o percurso teórico que o cliente deve seguir até efetuar a compra de um produto ou serviço. Assim como no funil tradicional, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores.

Imagem de um Funil para artigo Como Vender na Internet

O Funil de Vendas no Marketing Digital tem as mesmas características do modelo AIDA, contendo 4 etapas. São elas:

Attention (Atenção)

Interest (Interesse)

Desire (Desejo)

Action (Ação)

Esse conceito foi introduzido por Elmo Lewis, um pioneiro da publicidade e vendas nos Estados Unidos, em 1899, quando ele falou sobre “captar o olho do leitor, informá-lo e fazer dele um cliente”.

Alguns anos depois, em 1909, essa frase evoluiu para “atrair atenção, despertar o interesse, persuadir e convencer” o que não está muito distante do que é o modelo AIDA hoje usado em todo o mundo: Atenção > Interesse > Desejo > Ação.

Já que falei novamente no modelo AIDA, vou explicar o que significa cada uma dessas etapas e depois falar também de como vender na internet através deste modelo. Continue lendo o artigo.

Etapas do Modelo AIDA

Imagem do modelo AIDA para artigo Como Vender na Internet

Para você entender melhor esse conceito e vender mais na internet, vou desmembrar as quatro etapas principais do modelo AIDA e explicar com mais detalhes o que cada uma significa.

1 – ATENÇÃO

Esta etapa é aquela que você deve chamar atenção das pessoas.

Quando saímos às ruas ou mesmo quando estamos em casa, conectados à internet, vendo TV ou mesmo jogando no computador, somos bombardeados de informações, não é verdade?

Basta abrir o Facebook para ver que as postagens e propagandas não param um segundo. No Youtube é a mesma coisa, vídeos se iniciando automaticamente com alguma informação e propagandas aparecem a cada segundo. Em todos os sites que entramos há propaganda de alguma coisa. Tudo isso para chamar a nossa atenção.

Se você quer saber como vender na internet, não pode deixar essa etapa de lado, ou seja, é preciso chamar atenção do seu “futuro cliente”.

E se os consumidores ignorarem suas informações nesse momento, o caminho até a realização da compra irá falhar.

Ainda neste artigo vou falar sobre o que pode ser feito nesta etapa para chamar atenção do consumidor.

2 – INTERESSE

Nesta etapa é necessário despertar o interesse do público. Não adianta convencer uma pessoa a prestar atenção na sua informação e ela parar por aí, ela precisa continuar acompanhando você ou sua empresa e saber mais sobre o que você produz.

Quando o consumidor chega nesta etapa, ele passa a conhecer mais sobre as características do(s) produto(s) ou serviço(s) de sua empresa.

O consumidor nesta etapa sabe que tem uma necessidade, mas ele pode optar por outras soluções diferentes das suas. É muito importante que você consiga os dados do consumidor neste momento para continuar se comunicando com ele.

3 – DESEJO

Esta etapa do DESEJO é o momento de transformar o interesse do seu público em desejo de possuir o seu produto ou serviço e tudo que ele pode oferecer.

Esse processo pode ser um pouco mais demorado do que os anteriores, a atenção e o interesse. Aqui o consumidor vai observar e analisar as informações com mais calma.

Não existe uma única fórmula nem uma fórmula mágica aqui, você tem que criar ofertas irresistíveis para o seu público para ele não ter dúvidas de passar para próximo etapa, a ação.

4 – AÇÃO

Esta é a etapa mais esperada. É aquele momento que mostra que tudo o que foi feito anteriormente valeu a pena.

É nessa etapa que o consumidor se transformará em cliente da sua empresa. Existem várias maneiras de fazer com que o seu potencial cliente realize a ação que você deseja e se tornar um cliente de verdade, mas falo mais sobre isso abaixo.

Então, Como Vender na Internet?

Para vender na Internet você tem que seguir as quatro etapas desse funil de vendas.

funil de vendas para texto como vender na internet

Etapa 01 – Aumente sua visibilidade

Esta etapa trata-se de um grupo de pessoas bem heterogêneo, composto de curiosos e usuários em diferentes estágios que encontram o seu site na Internet em busca de uma solução específica.

Geralmente quando estamos em busca de uma informação, vamos para o Google e digitamos no buscador palavras-chave relacionadas às nossas dúvidas/dores para encontrar uma solução. É nesse momento que você deve chamar a atenção do visitante para o seu conteúdo.

Algumas ferramentas como o Planejar de palavras-chave do Google Ads, por exemplo, podem te auxiliar nesse momento. Nela você poderá encontrar as palavras-chave que os internautas mais buscam e criar conteúdos com elas para o seu site ou blog, além de trabalhar a otimização do mesmo para que o Google mostre sua página nas primeiras posições.

Se o seu site tiver ranqueado na primeira página do Google, de preferência entre as três primeiras posições, terá grande chance de ser clicado e será uma oportunidade incrível de mostrar o seu conteúdo.

No conteúdo disponibilizado você poderá, por exemplo, disponibilizar uma isca digital em troca do nome, e-mail, número de WhatsApp ou outros dados importantes para você. A isca digital deve ter relevância para o seu público.

No artigo que escrevi recentemente Funil de Vendas para Afiliados, eu dou algumas dicas de iscas digitais. Confira: https://professorcleberreis.com.br/funil-de-vendas-para-afiliado/.

Ainda nesta etapa, você pode criar vídeos para o Youtube com informações e links para os produtos ou serviços que você oferece.

Etapa 02 – Transforme o visitante em seguidor

Nesta etapa, depois de converter os Leads, é hora de estabelecer um relacionamento com esses contatos entregando soluções parciais, gratuitas ou de pequeno valor, para chegarem amadurecidos na próxima etapa.

Se o visitante entra no seu site e você não colhe os dados dele, dificilmente poderá entrar em contato com ele novamente e mostrar os benefícios do seu produto. Por este motivo é importante transformá-lo em seguidor.

Nesta etapa você poderá fazer uso de formulários de captura colocadas em lugares estratégicos no seu site.

Etapa 03 – Hora de abordar

Nesta etapa o Lead já está pronto para ser abordado e se torna oportunidade para receber as campanhas de vendas. O objetivo da criação de diversas campanhas é fazer com que o Lead vire um cliente na próxima etapa.

Entenda-se por Lead, o potencial consumidor que demonstrou interesse de consumir o seu produto ou serviço. Depois que o visitante deixa os seus dados em um formulário de captura, ele se transforma em Lead.

Etapa 04 – Virando cliente

Ao comprar pela primeira vez, o Lead se torna um cliente. O foco nesta etapa é a retenção e estímulo à compra de novos produtos ou para recomendação de novos clientes.

Então, como vender na internet? É isso… seguindo essas 4 etapas você conseguirá vender na internet e ganhar muito dinheiro.

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