Quanto Custa para Anunciar no Google?

como vender pela internet e ganhar comissão, capa do artigo, homem sorrindo com dinheiro e um computador sobre a mesa
Como Vender Produtos Pela Internet e Ganhar Comissão
09/05/2019
autoresponder grátis
Autoresponder Grátis: Qual o melhor? Veja a minha opinião!
16/05/2019

Quanto custa para anunciar no Google? Muitas pessoas já fazem ou pretendem fazer anúncios patrocinados no Google, mas não tem a mínima noção do preço do anúncio. Outras acham que é muito caro, mas não é. Neste texto vou te explicar como o Google cobra pelos links patrocinados.

Primeiro temos que entender como os links orgânicos e pagos são distribuídos na página do Google. Veja esta imagem:

quanto custa para anunciar no google; anúncios orgânicos x links patrocinados

Na imagem os três primeiros anúncios (cor vermelha), chamados de links patrocinados, só apareceram ali porque os respectivos anunciantes pagaram para que eles aparecessem. O resultado da busca que na imagem aparece na cor verde são os orgânicos, ou seja, aparecem ali porque foi feito um bom trabalho de SEO e a relevância destas páginas em relação à palavra ou termo digitado na busca é de ótima qualidade.

Aparecer nas primeiras posições da busca orgânica não é uma tarefa fácil, exige muita dedicação e acompanhamento do site a médio e longo prazo. Então, para aqueles que precisam divulgar o seu produto ou serviço de forma rápida, vale a pena investir nos links patrocinados pois eles apresentam ótimo resultado. E para vender, é preciso aparecer, não é verdade? Você quer saber quanto custa para anunciar no Google e como aparecer nas primeiras posições patrocinadas?

Para aparecer nas primeiras posições pagas você deverá participar de um leilão, porém esse leilão é um pouco diferente do que conhecemos.

No leilão que conhecemos quem paga mais leva, no leilão do Google o quanto você está disposto a pagar também é considerado, mas o índice de qualidade do anúncio conta muito.

Por exemplo, Érica tem uma loja de flores e quer fazer um anúncio promocional para aumentar suas vendas para o Dia das Mães. Na configuração do anúncio no Google ela insere o link de uma página do site dela que fala sobre a descrição da floricultura dela e não sobre flores que ela vende. O anúncio de Érica poderá não aparecer nos links patrocinados porque o conteúdo da página de destino não é relevante para o anúncio que ela fez.

Anúncios de melhor qualidade podem resultar em melhor classificação. Toda vez que alguém faz uma pesquisa que aciona um anúncio que concorre em um leilão, o Google calcula uma classificação do anúncio. Esse cálculo incorpora seu lance, as avaliações do momento do leilão da CTR esperada, relevância do anúncio e experiência na página de destino, além de outros fatores.

Para determinar os componentes de qualidade do momento do leilão, é analisado vários fatores diferentes, como:

  • CTR esperada do seu anúncio: Baseia-se, em parte, no histórico de cliques e impressões do anúncio (de acordo com fatores como a posição do anúncio, extensões e outros formatos que possam ter afetado a visibilidade de um anúncio em que alguém clicou anteriormente).
  • Relevância do seu anúncio para a pesquisa: Qual é a relevância do texto do seu anúncio para a pesquisa de um usuário.
  • Qualidade da sua página de destino: Qual é o grau de relevância, transparência e facilidade de navegação da sua página. (fonte)

Leia também: Como Aumentar as Vendas pelo WhatsApp?

QUANTO CUSTA PARA ANUNCIAR NO GOOGLE?

Para saber a posição do anúncio, o cálculo que deve ser feito é: Valor do Lance x Índice de qualidade. O maior resultado ocupa a primeira posição.

Para saber quanto o anunciante vai pagar, ele deve levar em consideração o resultado do próximo anunciante e dividir pelo seu próprio índice de qualidade, dado pelo Google. No exemplo abaixo, os 3 anunciantes concorrem pela mesma palavra-chave, porém dão lances diferentes e o índice de qualidade também são diferentes.

quanto custa par;a anunciar no google;  tabela

O anúncio de Sônia tem a primeira posição, ela vai pagar o resultado de Joaquim (14,40) dividido pelo seu próprio índice de qualidade (6). Então: 14,40 / 6 = R$ 2,40 por cada clique.

Joaquim é o segundo colocado e pagará o resultado de João (14) que é o terceiro colocado dividido pelo seu índice de qualidade (8) = R$ 1,75.

E João, cujo anúncio ocupa a terceira posição, pagará o preço mínimo para aparecer, pois no leilão só há 3 ganhadores e neste caso o anúncio a partir da quarta posição não é exibido.

O que acontecerá se João melhorar o índice de qualidade de sua página? Veja os dados abaixo e tire suas conclusões.

quanto custa para anunciar no google; tabela índice de qualidade

Então quanto custa para anunciar no Google? Em resumo, anúncios de maior qualidade geralmente resultam em custos mais baixos, melhores posições de anúncio e uma publicidade mais bem-sucedida. O sistema do Google Ads funciona melhor para todos (anunciantes, clientes, editores e até mesmo para o Google) quando os anúncios que são exibidos são relevantes e correspondem melhor ao que os clientes procuram.

No livro A Arte de Seo, 1ª edição, da editora Novatec, na página 35, mostra um gráfico onde a primeira posição dos anúncios pagos tem 50% de visibilidade, a segunda posição tem 40% e a terceira posição, 30%. Muito diferente dos resultados de busca orgânica onde a primeira, segunda e terceira posição tem 100% de visibilidade e só começa a cair a partir das quarta posição.

Investir em otimização do seu conteúdo é uma ótima estratégia tanto para links patrocinados quanto para buscas orgânicas. Então não perca tempo e comece hoje mesmo a otimizar os seus artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *